927274082529032
top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Obrigada!

  • Foto do escritorNaiade Bianchi

Você sabe o que é puxar o filme?

Atualizado: 21 de mai. de 2023


Fotografias em que precisei puxar o filme.


Puxar o filme foi uma das técnicas mais legais e mais importantes que aprendi na fotografia.

Eu comecei a fotografar com filme e acredito que isso foi importante demais para minha formação. Esse papo é outro tema. Mas puxar o filme é uma técnica aplicada em câmeras analógicas.


Um dia queria fotografar shows e em situações de pouca luz e me disseram: é só puxar o filme. Como é que é? Então, puxar o filme é quando você tem um filme de iso baixa, mas diz pra câmera que a iso é mais alta. Era comum eu ter um filme de iso 400, que era relativamente barato, mas "puxar" para 800 ou até 1600. Depois, na hora de revelar, também precisava considerar a iso que foi puxada e deixar um tempo de revelação maior. E aí, "magicamente" eu podia fotografar em velocidades proporcionalmente menores mesmo em situações de pouca luz. Isso quer dizer que o obturador fica por mais tempo aberto.

Na fotografia é tudo meio mágico e matemático. rs. É toda uma combinação de sensibilidade do filme com a abertura do diafragma e velocidade da abertura.


Puxar o filme me permitia usar filmes de iso menor e economizar uma grana e fotografar sem precisar usar outras fontes de luz artificial, flash, etc (o que é de bom tom não fazer em apresentações que já possuem sua própria iluminação).

Uma das características que surgem dessa técnica são grãos os maiores agravados ainda pela situação de pouca luz. Mas sinceramente, acho que isso se torna pouco importante se você tem algo legal a mostrar.


Além disso, a depender da quantidade de luz, é importante conseguir fotografar na menor velocidade possível sem tremer a câmera. Por isso que muitas fotos saem com um borrão gostoso que dá uma sensação de movimento.


Essas combinações acabam dando um tom mais artístico e diferencial à fotografia. Inicialmente pode ser um desafio, mas com treino a gente aprende a ter a mão mais firme.


Apesar do papo ser de filme e não se aplicar mais à fotografia digital, eu ainda me vejo aplicar esse conhecimento atualmente quando vou fotografar e jogo o iso para 2000, por exemplo, às vezes até com as fotos levemente sobrepostas e depois recuperar as informações na edição.

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page